A partir de 5 de março de 2025, a emissão ou autenticação de atestados médicos será obrigatoriamente feita por meio da plataforma Atesta CFM
O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou a plataforma "Atesta CFM", que será obrigatória a partir de 5 de março de 2025. Essa ferramenta visa combater fraudes e garantir a autenticidade dos atestados, proporcionando maior segurança a médicos, trabalhadores e empresas.
Com o Atesta CFM, todos os atestados — incluindo de saúde ocupacional, afastamento e acompanhamento — devem ser autenticados digitalmente, assegurando integridade e transparência. A plataforma ainda permitirá que empregadores verifiquem a validade dos documentos recebidos.
Hospitais, clínicas e médicos devem se adaptar à nova regulamentação. Além disso, trabalhadores poderão acessar um histórico de atestados em um sistema que integra diferentes bancos de dados, respeitando a LGPD.
A ferramenta já está disponível para que médicos, empresas e trabalhadores conheçam seu fluxo de funcionamento. Em novembro, médicos já poderão emitir atestados médicos através da plataforma. A partir de março do próximo ano todos os atestados deverão ser emitidos ou validados pelo Atesta CFM.
A plataforma já pode ser acessada no link: atestacfm.org.br